Venha entender porque a impermeabilização é tão importante quanto todas as outras etapas da obra.
Para concluir um bom planejamento de obra, é preciso pensar em todas as etapas da construção, e executar com muita cautela cada processo, afim de entregar um excelente resultado. Portanto, caso o profissional erre em alguma etapa, os futuros moradores daquela obra, sofrerão as consequências.
Sempre vemos por aí muitas casas com infiltrações e rachaduras, varias vezes são casas até novas (1 a 3 anos), com aparência de 15 anos de existência. Esse problema acontece porque no momento da obra, o profissional não se preocupou em fazer uma boa impermeabilização.
Vamos explicar hoje como essa etapa é de extrema importância e reflete diretamente nas futuras boas condições ou não, da obra.
A impermeabilização, na construção civil, tem como objetivo selar, bloquear e vedar materiais porosos e fendas, que podem ser contraídas por motivos técnicos e estruturais. Pode ser feita em várias partes da obra, fundação, paredes e telhado. Caso os profissionais envolvidos não deem a devida atenção, podem ficar várias brechas para que fatores climáticos causem problemas como infiltrações, bolor, manchas e degradação dos materiais usados.
Abaixo listamos 5 tipos de impermeabilizações e suas particularidades:
1-Hidrofugante: Muito utilizado em fachadas, pois fecha os poros da superfície onde o produto está sendo aplicado, impedindo assim a circulação de água.
2- Argamassa impermeabilizante polimérica: É um tipo de argamassa com adição de produtos industrializantes que já vem pronto para uso. É aplicada em áreas frias e molhadas como piscinas, reservatórios de água, rodapés e subsolos. Além da função impermeabilizante, a argamassa polimérica, permite uma economia de até 95% no assentamento.
3- Manta asfáltica: Bem resistente por contem em sua composição PVC ou vidro e asfalto modificado, esse tipo de impermeabilização é indicado para grandes áreas são sujeitas a fissuração, como lajes.
4- Calafetador: Nesse sistema utiliza-se massa acrílica, que permite a movimentação da estrutura. Ideal para revestimento de juntas internas e externas.
5- Emulsão acrílica: É usada uma membrana líquida, com base acrílica. Ideal para locais sujeitos a tempestades, como lajes e paredes externas.
São vários os tipos de impermeabilização e, portanto, é necessário que pesquise muito. Só assim você garante estar fazendo a decisão que mais se encaixa a sua necessidade.
Vale lembrar que a qualidade da impermeabilização não está apenas nos materiais, a mão-de-obra tem papel fundamental para que fique perfeito.
Nossa equipe tem isso em mente e mostramos com o melhor resultado possível!